10 regras sobre profissionalismo que você precisa saber

Uma carreira de sucesso depende de como você age no emprego. Confira 10 regras sobre profissionalismo que você precisa saber verifique se você está no caminho certo !

O que é Profissionalismo:

Profissionalismo é o conjunto de características que compõe um profissional, formado por suas competências, responsabilidades e ética, no que rege o seu campo de trabalho.

O profissionalismo é a chave para a construção de uma carreira de sucesso no trabalho.

Entre as ações que atestam o profissionalismo de um trabalhador está o seu comprometimento com as normas e a ética da empresa para qual presta serviços.

Mesmo trabalhando num ambiente descontraído e com amigos, o profissional deve pôr as suas obrigações de trabalho acima de qualquer laço de amizade ou intimidade.

A falta de profissionalismo consiste em agir com parcialidade, por exemplo, favorecendo pessoas apenas por estas serem amigas e não pelas suas competências profissionais.

1. Fique atento às normas da empresa e respeite-as
É essencial que você saiba qual é a cultura da empresa onde você trabalha e aja de acordo com elas. Dessa maneira, você consegue se encaixar ao ambiente do seu emprego com mais facilidade e demonstrar profissionalismo.

2. Seja agradável e educado com as pessoas
Mesmo que você não goste de alguns colegas de trabalho, é importante que você seja educado e agradável com eles para manter sua imagem profissional.

3. Leve o trabalho a sério
Quando você cometer um erro, tenha responsabilidade para assumir e então explicar o que não foi concluído corretamente. Lembre-se de que um bom profissional não tenta esconder e passar por cima do ocorrido.

4. Avise caso você sinta que não conseguirá cumprir os prazos
Sempre que você tiver problemas com algum projeto e sentir que não conseguirá concluí-lo a tempo, certifique-se de que todas as pessoas que trabalham com você estejam avisadas para que ninguém saia prejudicado.

5. Entenda que qualquer tipo de feedback não é pessoal
Ao receber um feedback, entenda que qualquer coisa que for dita se relaciona somente com seu trabalho e não com alguma característica pessoal sua. Por isso, não fique irritado caso receber comentários negativos. Apenas tente melhorar.

6. Escreva de maneira clara e profissional
Certifique-se de que seus textos são objetivos, profissionais e gramaticalmente corretos. Até mesmo um e-mail curto precisa estar dentro dos padrões para que você não pareça um trabalhador despreparado.

7. Seja flexível
Mesmo que você tenha um horário para sair do trabalho, é muito provável que você tenha que ficar no escritório por algumas horas extras. Não deixe que isso interfira no seu desempenho e seja flexível para se adaptar a esse tipo de mudança ou qualquer outra.

8. Mostre que você é uma pessoa confiável
Não invente desculpas para faltar no trabalho. A não ser que você esteja realmente doente ou tenha um problema muito importante para resolver, faça o máximo para comparecer sempre nos seus horários.

9. Ofereça ajuda e faça mais do que o mínimo que foi pedido
Ganhar reputação profissional depende muito de como você age com as outras pessoas. Por isso, sempre ofereça ajuda quando perceber que algum colega de trabalho está com dificuldades e procure realizar tarefas extras para mostrar seu bom desempenho.

10. Não trate seu chefe como um adversário
Mesmo que você tenha um chefe que não é agradável e que pareça não respeitar seu trabalho, não o encare com um inimigo. Faça suas tarefas da maneira correta e não deixe que nada interfira no seu bom desempenho.

Fonte: http://noticias.universia.com.br

Sobre Anderson Reis

Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade Norte do Paraná, sócio proprietário da Alpha Sistemas e Informática Ltda.
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *